Médicos voluntários ‘doam’ consultas para pacientes que não podem pagar

Dr. João e dr. Rubens apostaram na vontade coletiva de ir além da rotina e criaram o Instituto Horas da Vida, que hoje conta com 1.800 profissionais.

Esse é um encontro de gente que faz malabarismo com as horas. Será que sobra tempo para um trabalho voluntário? Foi apostando na vontade coletiva de ir além da rotina, que o Doutor João e o Doutor Rubens criaram o Instituto Horas da Vida. O nome facilita o entendimento: profissionais de saúde doam horas da sua vida a pacientes que não podem pagar pela consulta.

E lá se vão quatro anos desde o primeiro atendimento gratuito. O grupo cresceu – e muito.
Hoje são 1.800 profissionais.

Prédio novo, bairro de classe média alta. José Carlos nunca pensou que um dia entraria ali para levar a filha ao pediatra. “Pra arrumar pediatra tem de pagar.

E as condições não estão dando para conseguir pagar essas contas, sabe? Muito caro”, conta o comerciante. Uma hora inteira dedicada à Dani, que está acima do peso.

Duas funcionárias fazem o agendamento de consultas em 38 especialidades.

A consulta é pra Dona Cleonice. Moradora da Vila do Encontro, na capital paulista. Quando está em casa, a cozinheira toma conta do jardim. Como pode alguém que curte tanto as flores, que passa horas fazendo artesanato, sofrer crises de ansiedade? Difícil imaginar. Dona Cleonice virou paciente de carteirinha. De ônibus, metrô. Se ela precisa, vai a consultórios nos quatro cantos de São Paulo.

“A gente tá aqui não para competir com o SUS nem ser um plano de saúde. A gente tá aqui para diminuir as lacunas que o serviço pode, por vezes, oferecer”, explica o dr. João Paulo.

Link Original:http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/09/medicos-voluntarios-doam-consultas-para-pacientes-que-nao-podem-pagar.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=grep

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s