Resistência à Leptina: Uma Das Principais Causas De Emagrecer e Engordar (Efeito Sanfona)

leptina-2

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o ganho e perda de peso estão fortemente ligados as calorias que comemos e a força de vontade.

No entanto uma pesquisa da obesidade moderna discorda um pouco sobre estes pensamentos. Existe um hormônio chamado Leptina que tem sido apontado pelos cientistas como o principal causador deste efeito. Também chamado de Efeito Sanfona (Emagrece e Engorda rapidamente)

Seguindo a linha de vários estudos, acredita-se que a resistência à Leptina é o líder controlador de ganho de gordura em seres humanos.

 

leptina

 

Leptina – O hormônio “Máster” que regula o peso do corpo

A Leptina é um hormônio produzido pelas células de gordura do corpo. Ela é muitas vezes referida como o “hormônio da saciedade” ou o “hormônio de inanição”.

O alvo primário da Leptina é o cérebro, atingindo particularmente uma área chamada de hipotálamo.

Simplesmente falando, a Leptina tem a responsabilidade de em dizer ao cérebro que temos bastante gordura armazenada, não precisamos mais comer e podemos queimar as calorias em um ritmo normal.

Ela também tem muitas outras funções relacionadas com a fertilidade, imunidade, função cerebral e outros.

O principal papel da Leptina é a regulação em longo prazo do balanço de energia, ou seja, relaciona-se com a quantidade de calorias que comemos, gastamos, e a quantidade de gordura que armazenamos em nossos corpos.

O sistema da Leptina tem a função de não nos deixar passar fome ou comer demais, entretanto a facilidade que se tem para comer em nossa atualidade não se compara aos primórdios da humanidade, quando o homem tinha que caçar para se alimentar.

Hoje em dia o trabalho que se tem para comer muitas vezes é só o de abrir a geladeira, com toda essa facilidade, o nosso corpo começa a se acostumar a ter comida de forma fácil e rápida e o sistema da Leptina que devia nos regular para não comermos demais fica prejudicado.

 Como a Leptina Funciona?

A forma como funciona Leptina é relativamente simples. Este hormônio é produzido pelas células de gordura do corpo. Quanto mais gordura corporal eles carregam, mais Leptina produzem.

A Leptina é levada pela corrente sanguínea até o cérebro, enviando um sinal ao hipotálamo (área do cérebro que controla quando e o quanto comemos).

As células de gordura usam a Leptina para avisar ao cérebro a quantidade de gordura corporal que elas carregam. Lotes de Leptina dizem ao cérebro que temos abundância de gordura armazenada, enquanto baixos níveis de Leptina dizem ao cérebro que as reservas de gordura estão baixas e que estamos o cérebro por sua vez emite o sinal de fome, logo vem a vontade de comer.

Esquema de Funcionamento da Leptina

Nós comemos -> A Gordura Corporal se Eleva -> A Leptina sobe -> Logo Passamos a comer menos e queimar mais calorias.

Ou

 Não comemos -> A gordura corporal Abaixa -> A Leptina abaixa -> Logo Passamos a comer mais e queimar menos calorias.

 



Link original: http://aumentesuasaude.com/resistencia-a-leptina-uma-das-principais-causas-de-emagrecer-e-engordar/

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s